Quinta do Convento da Franqueira

 

Bem-vindo à Quinta do Convento da Franqueira, uma encantadora Casa de Turismo de Habitação onde poderá desfrutar de umas férias tranquilas no cenário harmonioso do Minho.

Este antigo Convento Franciscano data do século XVI foi cuidadosamente restaurado pela família Gallie, proprietários desde 1965, criando um ambiente confortável no qual os hóspedes se podem sentir completamente em casa. Nos seus catorze hectares de terrenos privados encontrará os verdejantes jardins e as vinhas da Franqueira mas também uma piscina enchida por águas da nascente da propriedade, mesmo por trás da “Fonte da Vida”. É o local perfeito para descontrair e mergulhar na tranquilidade, com alojamento em quartos ou pequenos apartamentos.

Situada no exterior da vila de Barcelos, famosa pela sua feira, a Quinta do Convento da Franqueira combina um elevado nível de conforto com um património histórico que convidamos a descobrir.

Uma grande parte da propriedade é constituída por uma floresta de pinheiros, eucaliptos e sobreiros, num verdadeiro convite a maravilhosos passeios pela Natureza e contemplar as vistas panorâmicas: a norte, as montanhas distantes do Parque Nacional do Gerês e do alto do Monte da Franqueira, o oceano Atlântico.

Os extensos jardins são cheios de diversas plantas invulgares, com vários terraços ensolarados,  perfeitos para desfrutar de um copo bem fresco do Vinho Verde produzido na Quinta.

A impressionante piscina (aberta a partir de 1 de Junho até final de Setembro), a cerca de 200 metros da casa, situa-se entre as frondosas vinhas. A piscina é enchida por água da nascente que jorra de uma mina de 300 metros que perfura o monte.

A vista do terraço da piscina é especialmente idílica ao nascer do dia e, novamente, à noite, quando o sol já se põe por trás dos eucaliptos e noitibós sobrevoam a piscina para beber a água.

A igreja do Convento, Bom Jesus do Monte, é hoje em dia pouco utilizada, mas encontra-se geralmente aberta ao público aos fins-de-semana. Os nossos hóspedes podem gozar de uma visita privilegiada da galeria do coro, que tem ligação com a sala de estar no primeiro andar da casa.

Vinho

Uma estadia na Quinta é particularmente interessante para todos os apreciadores de vinho. A vinha de 6 hectares beneficia de uma adega moderna, cuja construção foi iniciada em 1988 e terminada em 1991. Tem capacidade para processar 50,000 litros de vinho e está equipada com um sistema que permite engarrafar e encaixar todo este vinho. O Piers Gallie terá todo o prazer em fazer-lhe uma visita guiada à adega e explicar-lhe como o vinho é produzido.

Para Christopher Tatham MW o Vinho Verde Quinta da Franqueira é “um exemplo clássico de verdadeiro Vinho Verde, intransigentemente seco, apetitosamente picante, com uma estrutura de aço e um borbulhar refrescante.”

História

A Quinta do Convento da Franqueira foi construída em meados de 1560, com pedras retiradas das ruínas de um Castelo situado nas suas proximidades, o Castelo de Faria.

Este castelo foi, durante o século XIV, fortaleza de D. Nuno Gonçalves, Alcaide-mor do castelo no reinado de D. Fernando  (1367-1383). Feito prisioneiro pelos castelhanos, foi levado até às muralhas do Castelo de Faria, numa tentativa de convencer o seu filho, Gonçalo Nunes, então chefe de guarnição, a render-se. No entanto Nuno Gonçalves aproveitou a ocasião para exortar o seu filho à resistência, pelo que foi prontamente abatido.

Os frades Franciscanos foram atraídos ao local pela antiga nascente, a ‘Fonte da Vida’, conhecida pelos seus poderes curativos desde 1493. Os frades permaneceram na Franqueira ate a Dissolução dos Mosteiros em 1834, ano em que o Convento e os seus terrenos foram leiloados pelo Estado e vendidos a uma família do Porto.

Quando em 1965 um oficial da Marinha Inglesa reformado e sua esposa decidem adquirir o Convento, este encontrava-se já num avançado estado de degradação. A partir daí, iniciou-se todo o processo de restauro e hoje esse projecto de conservação continua com o seu filho, Piers Gallie.

Já em 1988 e após a plantação de 6 hectares de vinha e da construção de uma adega, Piers e a sua esposa, Kate, decidem criar quatro quartos para receber hóspedes e visitas entre inícios de Abril e final do mês de Outubro. O seu estilo acolhedor e atencioso, ao mesmo tempo descontraído, assegura que as visitas se sintam verdadeiramente em casa.


 

 

QUARTOS

Os quatro quartos de hóspedes da casa principal estão mobilados com antiguidades, gravuras e pinturas originais, bem como tecidos tradicionais Portugueses. Cada quarto tem casa de banho privativa (com banheira ou chuveiro), equipamento para fazer chá, e uma vista agradável para o jardim.

O Quarto Amarelo é decorado com mobílias de estilo ‘Regency’ Inglês e um ‘Lit Bateau’ (uma cama em estilo marítimo) de fabrico local. As paredes da casa de banho são de azulejos pintados à mão.

O Quarto Beige (que na realidade é azul) tem duas camas individuais, foi mobilado com antiguidades inglesas, e tem uma pequena sala de estar. As paredes do espaçoso quarto de banho são de azulejos azuis e brancos ‘Viúva Lamego’.

No Quarto Azul encontram-se uma cama pintada à mão com colunas, mobília Inglesa antiga, e um quarto de banho que também foi decorado com azulejos ‘Viúva Lamego’.

O Quarto Rosa tem duas camas individuais, é mobilado com antiguidades e peças de reprodução. Tem bancos de granito originais por baixo das janelas. O quarto de banho é de azulejos amarelos.

A elegante Sala de Estar conduz à grande escadaria e à plateia de coro da igreja. A mesa onde os hóspedes tomam o pequeno-almoço encontra-se ao fundo desta sala. Durante os meses mais frios acende-se a lareira, dando a esta sala um ambiente muito aconchegante.

 

Casa de Sequiade

 

 

A Casa de Sequiade, era a casa principal da antiga Quinta da Lata, propriedade de enorme importância e dimensões na freguesia de Sequeade. Situa-se no lugar da Piedade, freguesia de Sequeade, concelho de Barcelos. A sua construção remonta ao ano de 1748.

 

Os actuais proprietários iniciaram a sua reconstrução em 1996, mantendo as características típicas que a identificam com a região Minhota em que se encontra inserida. Nas obras de restauro, os proprietários tiveram, também, em consideração a actividade turística que aí pretendem desenvolver. Deste modo, todo o edifício foi dotado das melhores condições de conforto, segurança e comodidade.

 

A CASA DE SEQUIADE DISPÕE DE:

| 3 quartos ( 2 duplos e 1 Twin ) c/ WC privativo e aquecimento central


| 3 apartamentos para 2 pessoas c/ quarto de casal, sala de estar, kitchenet, wc, aquecimento central e TV.


| Sala de estar com fogão de sala e TV.


| Salão de jogos c/ bilhar, jogo de dardos electrónico, jogos de mesa, matraquilhos, ar condicionado, música e TV.


| Espaços exteriores devidamente equipados com ping-pong, bicicletas de montanha,  moto-quatro e Piscina.


| Churrasqueira e cozinha (utilização mediante acordo prévio)