Centros de turismo 

                                                     

 

 

Trata-se de uma recuperação de uma habitação enquadrada em pleno centro histórico de Barcelos para albergar o novo posto de turismo da Câmara Municipal de Barcelos. Para além de ser uma obra de recuperação inserida no projecto de valorização do centro histórico local é também a criação de um novo conceito de posto de turismo, na medida que à tradicional função de informação turística, anexa as valências de apoio à visita e fruição turística, sustentadas nas novas tecnologias.

Estas corporizam-se numa sala multimédia interactiva com diversos suportes de vídeo em várias línguas e linguagem gestual, de forma a adaptar o espaço a pessoas com dificuldades. Esta sala está preparada para receber grupos até 50 pessoas, e possibilita a audição em simultâneo de 4 línguas, uma vez que possui um sistema moderno de audição através de auscultadores.

 Por outro lado, possui também uma sala de Internet onde os visitantes podem conhecer o concelho de Barcelos no site respectivo ou confirmar e reservar viagens, ver email, etc. A generalidade do espaço está inserido dentro de uma habitação citadina tradicional dos finais do século XX (1º piso com serviços administrativos e salas de reuniões e piso térreo com a sala de atendimento, sala back – Office, sala multimédia/auditório (anexa), sala de Internet e de exposições artesanais e jardins interiores) e como tal existe um cruzamento curioso entre modernidade, tradição e tipicidade.

Este triângulo resulta do cruzamento dos conceitos modernidade (mobiliário, sistemas de iluminação), Inovação (sala multimédia (+/- 90 m2) sala de atendimento, secretaria, sala de Internet (+/- 56 m2)), arquitectura tradicional e produtos locais

(arquitectura tradicional minhota rústica, estrutura construtiva, decoração com artesanato tradicional, etc.). É um espaço onde cultura e inovação se fundem num espaço interactivo e funcional, bem como flexível, na medida em que alguns espaços como a sala multimédia e a sala de Internet podem ser adaptadas a espaços de exposição e congressos.

Em termos estratégicos, esta acção de modernização deste equipamento turístico, insere-se dentro da política de valorização dos equipamentos turísticos da cidade e concelho, ao mesmo tempo que visa uma redução dos custos de estrutura, na medida que as funcionalidades presentes neste espaço potenciam uma redução significativa dos custos de promoção e de dinamização cultural da cidade.

 

Objectivos:

- Valorizar o centro histórico;

- Dinamizar o centro histórico local;

- Potenciar aos visitantes um espaço de atendimento interactivo e moderno;

- Fazer do posto de turismo um centro de interpretação concelhio e regional;

- Valorizar turisticamente o concelho de Barcelos;

- Promover os principais recursos turísticos locais;

- Reinventar o conceito de espaço de atendimento;

- Proporcionar aos agentes turísticos locais um espaço de recepção;

- Dinamizar a promoção turística local;

- Apostar nas novas tecnologias da informação como elemento de promoção;

- Facultar aos visitantes todas as comunidades que as novas tecnologias permitem;

- Potenciar maior interacção entre os visitantes e o espaço de informação;

-Apostar na flexibilidade das valências do espaço como argumento de fixação turística;

- Dotar a cidade de um espaço de recepção ao nível dos melhores que existem na Europa;

- Captar novos públicos e fruidores;

- Reduzir custos com a promoção dos recursos turísticos locais;

- Dar mais corpo à estratégia turística concelhia;

- Valorizar o galo de Barcelos (a imagem maior deste espaço é um galo de 1,80 metros feito em Barro e pintado à mão por um conhecido barrista local);

- Generalizar a visita ao posto de informação;

- Fixar segmentos que tradicionalmente não busca este tipo de equipamentos pela inovação e modernidade.

Como afirmamos, anteriormente, a abertura do novo posto de turismo de Barcelos, insere-se dentro da política de valorização do centro histórico local iniciada em 1999. Esta tem permitido devolver o centro histórico aos barcelenses, bem como alguns imóveis que se encontravam em ruínas ou abandonados, como é exemplo o caso em análise, respeitante ao nº 8 do Largo Dr.José Novais.

 A valorização dos espaços públicos, ainda não terminou, todavia, de registar a recuperação e dinamização dos seguintes edifícios, Edifício da Câmara Municipal (Sec.XII a Sex.XIV), Rua direita, Largo do Apoio (Sec.XVI), Praça Pontevedra, Largo da Porta Nova, Avenida da Liberdade, Campo 5 de Outubro, e demais ruas e edifícios existentes nestes espaços. Neste momento a intervenção incide sobre a recuperação

do Teatro Gil Vicente (Sec.XIX)  

O novo posto de turismo, que surge de um aproveitamento curioso de uma habitação no centro da cidade, tem recolhido as melhores impressões, uma vez que não se trata apenas de um Posto de Informação, mas de algo mais integrado que resulta de uma política de valorização do espaço público, adaptando-o para fruição turística. Naturalmente, que sendo Barcelos um espaço que recebe, anualmente, mais de 80 mil visitantes (registados), este novo equipamento, que apenas tem 4 meses, ganha uma relevância muito grande na promoção da cidade e incremento qualitativo dos equipamentos turísticos da cidade.

 Volvidos 5 anos, depois da abertura, regista-se uma media de 70.000 visitantes ano a fruir este, destacando estes a excelência da recuperação, a interactividade e a funcionalidade do espaço como argumentos maiores para ser visitado como espaço inovador e muito particular na sua categoria de equipamento turístico. Por outro lado, as valências inseridas no espaço fazem dele, como afirmamos, não só um posto de informação mas um espaço multifacetado que potencia a centralidade do espaço público onde se insere, dinamiza aquela área do centro histórico, revitaliza o comércio tradicional, e transforma-se em mais um equipamento de natureza cultural para a cidade.

Galeria de Fotos: Centros de turismo

A galeria de fotos está vazia.