Economia

 

A localização geográfica de Barcelos atribui a este concelho uma posição de charneira e inter-relação com os concelhos e distritos envolventes, o que possibilita, ao nível social e económico, desempenhar uma posição do maior interesse no âmbito regional e nacional.

 

Neste contexto, registe-se a reduzida dependência de Barcelos face a outros concelhos para efeitos de trabalho e de estudo, onde se apresentam valores extremamente baixos de deslocação casa-trabalho para os concelhos vizinhos. Segundo números do INE – Instituto Nacional de Estatística, cerca de 85% da população activa de Barcelos vive e trabalha no concelho.

 

A isto não é estranho o facto de, na actividade económica, o concelho de Barcelos estar fortemente marcado pela presença industrial, sendo o quarto em número de empresas, entre todos aqueles que estão a Norte da Área Metropolitana do Porto.

Na dimensão industrial, nota-se uma forte especialização no têxtil e vestuário, que emprega quase 40% da população activa, sendo de destacar que metade das empresas deste sector (de todo o vale do Cávado), se encontram sediadas em Barcelos.

 

No total, no seio do Município, a actividade industrial ocupa 65% da força de trabalho, sendo de realçar que, a nível nacional, Barcelos ocupa a 12.ª posição entre os concelhos que empregam mais população na indústria transformadora.

No entanto, mantém-se ainda uma forte presença agrícola e um sector terciário em constante expansão.

Das empresas com sede na região quer ao nível do concelho de Barcelos quer ao nível da NUT III Cávado destacam-se as que estão ligadas à Indústria Transformadora e Construção, no que respeita ao sector secundário, e as de Comércio por Grosso e a Retalho (estas as mais representativas) e Alojamento e Restauração no que respeita ao sector terciário.

 

Em relação à população empregada por ramos de actividade económica e sexo no concelho de Barcelos, verificamos que é o sector secundário que detém maior número de trabalhadores, seguindo-se o sector terciário e finalmente o primário. Quanto à sua repartição por sexos, em todos os sectores se verifica um maior número de trabalhadores do sexo masculino.

 

Agricultura

Da análise do gráfico 10, natureza jurídica da exploração, podemos verificar que quer na região do Cávado quer no concelho de Barcelos, as maiores áreas de ocupação são as destinadas aos Produtores Autónomos, seguidos dos Empresários, Sociedades, Estado e Pessoas Públicas e por último o item outras.

 

Turismo

 

Não se encontraram dados no Instituto Nacional de Estatística (INE) no que se refere a indicadores hoteleiros para o concelho de Barcelos, uma vez que estes ou eram confidenciais ou apresentavam resultado nulo. Assim optou-se apenas por referenciar os Pólos de Atracção Turística.

 

 Barcelos.pdf (1,6 MB)